Notícias

Cooperáguia remunera em R$ 1.692.231,98 o capital dos cooperados em 2018!

publicação 13/03/19

 

A Cooperáguia remunerou no ano de 2018 o capital dos cooperados em 6,40% correspondendo a 100% da taxa anual Selic (percentual máximo de remuneração permitida em Lei), ficando 36,7% acima dos 4,68% pagos pela poupança no mesmo período.

Do montante de R$ 1.692.231,98, 70% foram incorporados ao capital dos cooperados no dia 27/02/19, e os 30% restantes serão pagos aos cooperados da seguinte forma:

- Funcionários das empresas do Grupo Águia Branca: receberão no mês de março/19 na folha de pagamento;

- Funcionários da empresa Azul Linhas Aéreas: receberão até o 5º dia útil do mês de abril/19 através de depósito na conta bancária que possui registrada no cadastro da cooperativa, uma vez que a empresa não autoriza o pagamento via folha;

Os ex-Cooperados que tiveram o contrato de trabalho rescindido em 2018 receberão o valor integral até o 5º dia útil do mês de abril/19 através de depósito, na conta bancária que possui registrada no cadastro da cooperativa.

Os cooperados funcionários da empresa Azul Linhas Aéreas e ex-cooperados sem dados bancários no sistema da cooperativa, ou que desejarem fazer alteração, deverão enviar e-mail para cooperaguia@cooperaguia.coop.br até o dia 25/03/19 informando o nome do banco, numero da agência e conta corrente com dígito, e o tipo de conta “corrente” ou “poupança”, não sendo possível o crédito em conta “salário”.

Para verificação dos dados bancários, acesse o “Portal do Cooperado” através do site www.cooperaguia.coop.br ou App, na opção “Meus Dados”.

Na impossibilidade do pagamento via depósito bancário, o valor será creditado na conta de capital do cooperado ou ex-cooperado, à disposição do mesmo para saque.

O Capital social é o valor investido mensalmente pelos cooperados na cooperativa para o seu funcionamento.

O pagamento dos 30% aos cooperados foi autorizado pela diretoria da Cooperáguia com objetivo de evitar impacto financeiro para os cooperados, caso apurem imposto a pagar na Declaração Anual de Imposto de Renda decorrente da remuneração ao capital paga pela cooperativa.

Destacamos que os rendimentos recebidos pelos cooperados referentes aos juros ao capital pagos pela cooperativa devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda como “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular” uma vez que o cálculo da apuração do IRRF é realizado mediante aplicação da tabela progressiva para pessoas físicas, conforme orienta a Receita Federal do Brasil através da Solução de Consulta Nº 349/2014, reforçado pela IN 1500 em janeiro de 2019.

O demonstrativo anual do IR encontra-se disponível no Portal do Cooperado.

Acesse o Portal do Cooperado e confira o valor da remuneração recebida na opção, Extratos > Juros ao capital> na data 31/12/18.